O QUE É O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO?
O
Programa Mais Educação foi instituído pela Portaria Interministerial n.º
17/2007 e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como
uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e
a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral.
O
ideal da Educação Integral traduz a compreensão do direito de aprender como
inerente ao direito à vida, à saúde, à liberdade, ao respeito, à dignidade e à
convivência familiar e comunitária e como condição para o próprio
desenvolvimento de uma sociedade republicana e democrática. Por meio da
Educação Integral, se reconhece as múltiplas dimensões do ser humano e as
peculiaridades do desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens.
Esse
ideal está presente na legislação educacional brasileira e pode ser apreendido
em nossa Constituição Federal, nos artigos 205, 206 e 227; no Estatuto da
Criança e do Adolescente (Lei n.º9089/1990); em nossa Lei de Diretrizes e Bases
(Lei n.º 9394/1996), nos artigos 34 e 87; no Plano Nacional de Educação (Lei
n.º 10.179/2001) e no Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino
Fundamental e de Valorização do Magistério (Lei n.º 11.494/2007).
O
Programa Mais Educação atende, prioritariamente, escolas de baixo IDEB, situadas
em capitais, regiões metropolitanas e territórios marcados por situações de
vulnerabilidade social, que requerem a convergência prioritária de políticas
públicas.
A
Educação Integral abre espaço para o trabalho dos profissionais da educação,
dos educadores populares, estudantes e agentes culturais (monitores),
observando-se a Lei nº 9.608/1998, que dispõe sobre o serviço voluntário.
Trata-se de uma dinâmica instituidora de relações de solidariedade e confiança
para construir redes de aprendizagem, capazes de influenciar favoravelmente o
desenvolvimento dos estudantes.
Nessa nova dinâmica, reafirma-se a importância
e o lugar dos professores e gestores das escolas públicas, o papel da escola,
sobretudo porque se quer superar a frágil relação que hoje se estabelece entre
a escola e a comunidade, expressa inclusive na conceituação de turno x
contra turno, currículo x ação complementar. Assim, alcançando os objetivo do programa, com um ensino integrador, compreendendo a diversidade cultural e a democracia.
Fonte: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/passoapasso_maiseducacao
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